TEATRO DO INCÊNDIO - PRA VIDA E REVIDA

São Paulo Surrealista Diogo Cintra foto de Don Fernando
Pra Vida e Revida é o nome escolhido para dar unidade a uma programação que inclui, de julho a dezembro, cinco espetáculos do repertório do grupo, uma roda de samba e oficinas livres de artes para crianças e adolescentes.

Sem apoio de nenhuma natureza, a Cia. Teatro do Incêndio reage ao atual momento de ‘estrangulamento cultural’ e lança programação de resistência para o segundo semestre. “Essa ação tem duas intenções: não aceitar a regra do jogo para a arte que não seja a do artista criador e contar com o nosso público para manter nossas atividades”, comenta Marcelo Marcus Fonseca, diretor artístico do Teatro do Incêndio. Sobre o valor dos ingressos para os espetáculos ser de R$ 80,00, o diretor justifica: “um preço razoável para o trabalho sério que o grupo desenvolve. A companhia tem 23 anos de sobrevivência. Sabemos que nosso trabalho vale até mais. Neste momento, ingressos populares só com subsídio”.

No dia 27 de julho, uma roda de samba comemorativa dos 20 anos do grupo Inimigos do Batente inaugura a programação, aberta ao público. A Rua Treze de Maio será fechada (na região do teatro) durante todo o dia para receber convidados e moradores do Bixiga na roda de samba Incêndio na Boca da Noite.

Os espetáculos - todos dirigidos por Marcelo Marcus Fonseca - que compõem a programação são (um a cada mês): começando, em agosto, com São Paulo Surrealista (2012 / 2014 – foto) e seguindo com O Pornosamba e a Bossa Nova Metafísica (2014 / 2015), O Santo Dialético (2016), A Gente Submersa (2017) e Rebelião - O Coro de Todos os Santos (2018). Esta mostra sintetiza o trabalho de pesquisa de linguagem dos últimos sete anos do coletivo, período em que construiu três teatros até conquistar sua sede definitiva na emblemática entrada do bairro Bixiga, esquina das ruas Treze de Maio e Santo Antônio, onde já funcionou a lendária boate Igrejinha e o Café Soçaite.

Levante Teatro do Incêndio - Pra Vida e Revida conta também com ações gratuitas, no caso do projeto Sol-Te – Oficina Livre de Teatro que oferece oficinas livres para crianças e adolescentes, divididas em idades de 6 a 11 anos e de 12 a 17 anos, aos sábados. As inscrições estão abertas. Em dezembro, acontecem apresentações artísticas dos alunos dos dois módulos. Desde 2014, o Sol-Te nunca havia ficado sem uma edição semestral, como aconteceu em 2019 por falta de verba.

 

CRONOGRAMA

Levante Teatro do Incêndio - Pra Vida e Revida

Roda de samba: Incêndio na Boca da Noite

27 de julho. Sábado, das 14h às 22h

Ingresso: Contribuição voluntária. Livre.

A Rua Treze de Maio, em frente ao Teatro do Incêndio, será fechada, das 14h às 22h, para receber na calçada do Teatro uma roda de samba comemorativa dos 20 anos do grupo Inimigos do Batente.

Espetáculo-deboche: São Paulo Surrealista

17 e 18 de agosto. Sábado (às 21h) e domingo (às 20h)

Duração: 70 min. Classificação: 18 anos. Gênero: Surrealismo

Ingressos. R$ 80,00

O espetáculo é uma ode à cidade de São Paulo e aos seus personagens, confrontando - em um jogo de imagens sobrepostas - as contradições e fantasias da metrópole. A montagem - que teve consultoria do escritor e poeta Claudio Willer - não conta, necessariamente, uma história.

 


Edições anteriores
Envie seu evento
Conheça nossos pontos de distribuição
Quem Somos
Entre em contato
Marca da Agenda
Expediente
                       
               Patrocínio Apoio Realização
     
 Fundação Casa  Itaú Cultural