EMBONDEIRO QUEIXADA

tambores kenia gomes 1 620por465
Embondeiro é uma palavra que também serve para resignar a árvore Baobá figura da mais imponentes com mais de 30 metros de altura que se destacam na paisagem africana. A partir destas palavras chave surgiu a proposta de construir o bloco afro percussivo Embondeiro Queixada, um grupo de estudo e vivência na tradição dos toques de tambores.

Queixada é o nome do movimento que encabeçou a greve mais duradoura da história mundial, que começou em 1962 e se perpetuou até 1969 dentro do território da região de Perus Jaraguá em torno da luta dos trabalhadores da primeira Fábrica de Cimento de Perus. Movimento que até os dias ecoa a luta por direitos marcando trincheiras, quebrando correntes e plantando sementes, mantendo a firmeza permanente. 
 Na perspectiva de cultivar os conhecimentos da cultura negra.
Nesse sentido, o bando se dedica em apreender saberes ancestrais, pela musicalidade e tecnologias de povos amefricanos. O tambor enquanto "tecnologia de ponta" e principal ferramenta educacional para a transformação social como impulso e valorização de jovens.
A Comunidade Cultural Quilombaque por meio da apresentação do Bloco Embodeiro Queixada propõe a realização de uma celebração para a comunidade local e região por meio da vivencia de cortejo percussivo que integre artistas e grupos das periferias da macro-Noroeste de SP, valorizando a diversidade e promovendo o resgate das culturas tradicionais de percussão AfroBrasileira. O cortejo se concentrará ás 14:00 na Rua Júlio Maciel ( Casa Hip Hop Perus x Xavica's Bar) onde ocorrerá a abertura da atividade junto coletivo Sarau D’Quilo e irá através da poesia convidar a comunidade a participar da celebração. O Bloco da Casa Velha irá compor o cortejo junto com o Embondeiro Queixada que iniciará o cortejo seguindo pela Rua Violeta Silvestre em direção á Rua do Recanto até a Casa do Hip Hop Perus onde terá seu encerramento com a apresentação da roda de samba Canto de Malunga.
Domingo, 10 de março

14hrs
Rua Júlio Maciel, Perus
Comunidade Cultural Quilombaque


Edições anteriores
Envie seu evento
Conheça nossos pontos de distribuição
Quem Somos
Entre em contato
Marca da Agenda
Expediente
                       
               Patrocínio Apoio Realização
     
 Fundação Casa  Itaú Cultural