LANÇAMENTOS SOBRE IRMANDADE DO JATOBÁ (MG)

Reinado de Jatobá 2.Foto Alexandre Kishimoto

Associação Cachuera! lança Livro, CD e DVD sobre a Irmandade do Jatobá (MG), que preserva a tradição do Reinado/Congado, com roda de conversa e cortejo pelas ruas de Perdizes.

Reinado é uma tradição do catolicismo afro-brasileiro que historicamente desenvolve-se em estreita relação com as Irmandades Negras de Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e outros patronos de devoção negra. Um conhecimento preservado por comunidades cujas raízes estão fincadas nas matrizes africanas, presentes em vários locais do Brasil e, em especial, no Estado de Minas Gerais.

A irmandade, formada por cerca de 150 pessoas, mantém a tradição do Reinado há mais de 130 anos. As narrativas históricas, depoimentos e reflexões dos reis, rainhas, capitães, músicos e dançantes sobre a Irmandade e seu Reinado trançam-se à teia mais ampla da história das relações entre o Brasil e a África, marcada pela exploração escravista do Atlântico, destacando a força e a importância histórica, social e cultural das confrarias negras católicas no estado de Minas Gerais, assim como a vitalidade e a riqueza de suas formas de expressão de matriz africana banto.

15h – Roda de conversa e apresentação do projeto com a presença dos integrantes.

16h30 – Cortejo com as guardas de Congo e Moçambique da Irmandade do Jatobá pelas ruas da região de Perdizes.

Dia 25/04 (sábado), a partir das 15h

Espaço Cachuera!

Rua Monte Alegre,1.094 - Perdizes

Entrada franca


Edições anteriores
Envie seu evento
Conheça nossos pontos de distribuição
Quem Somos
Entre em contato
Marca da Agenda
Expediente
                       
               Patrocínio Apoio Realização
     
 Fundação Casa  Itaú Cultural