Centro Cultural Tiradentes - FEVEREIRO 2018

VIRGEM1
O Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes chega no mês de Carnaval com uma série de atividades e atrações espeeciais para o público de todas as idades.

 

CINEMA – Cine Solar

Primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia solar. O projeto exibe filmes e promove arte e sustentabilidade através de oficinas artísticas e lúdicas. Nesta edição, haverá exibição de curtas e um média metragem. Além de democratizar o acesso ao audiovisual, o Cine Solar realiza atividades voltadas à sustentabilidade e meio ambiente.

Quando: 03/02 (sábado), às 20h

Local: Área do Circo – 3° Piso

Classificação: Livre

 

CIRCO – Comprei um circo e agora?

Um grupo de palhaços resolve comprar um circo e marcam a data da grande inauguração. Apesar da euforia, esqueceram de um detalhe importante, os artistas. A inusitada situação leva a trupe a se virar e ralar muito para realizar o tão sonhado espetáculo circense.

Quando: 04/02 (domingo), às 16h

Local: Área do Circo – 3° Piso

Classificação: Livre

 

Luz RibeiroLITERATURA – Livro, palavra livre (Contação de História para Bebês)

Com Cia Arte Negus

A Cia Arte Negus, traz consigo malas, o curioso é que dentro delas há um bilhete de passagem para vários lugares, uma série de livros de tamanhos, papéis e formatos diferentes, cheios de histórias, personagens, intrigas e brincadeiras. As histórias são contadas, saem do papel e ganham vida, estimulando a criatividade de quem as escuta.

Quando: 08/02 (quinta), às 10h

Local: Biblioteca – Térreo

Classificação: Livre

 

Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes

 

TEATRO – A Última Virgem

Com Teatro da Neura

Livremente inspirado na obra ''Os Sete Gatinhos'' de Nelson Rodrigues, a trama mergulha na estética do carnaval, utilizando referências dos carnavalescos Joãosinho Trinta e Fernando Pamplona e os desfiles icônicos como “Ratos e Urubus, larguem minha fantasia”, “Os sete tronos divinos dos Orixás”, entre outros temas consagrados no carnaval no Rio de Janeiro e São Paulo.

 

Quando: 09 e 10/02 (sexta e sábado), às 20h e 11/02 (domingo), às 19h

Local: Teatro – 3° Piso

Classificação: 12 anos

 

 

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA – Esses viajantes e suas historietas

Com Cia Arte Negus

Narração de histórias folclóricas extraídas dos livros dos autores: Câmara Cascudo, Silvio Romero e Ricardo Azevedo. Compartilham o folclore brasileiro e ampliam a representatividade da cultura brasileira. Os narradores apresentam algo difícil de ver a olho nu: todo ser humano é feito de histórias e mostram um novo modo de cada um olhar para o seu interior.

Quando: 15/02 (quinta), às 15h

Local: Biblioteca - Térreo
Classificação: Livre

 

TEATRO – Piolin

Com Cia Lúdicos

Espetáculo inspirado na vida de Piolin, um dos maiores artistas de circo Brasil. A trama conta a história de um palhaço que nasceu num picadeiro e morreu engasgado com uma bala. O que aconteceu nas frações de segundo que antecederam a morte? O que parte? O que fica? Neste pequeno instante, o palhaço revive suas memórias refletidas no espelho de seu camarim. Toda sua vida passa diante de seus olhos trazendo a nostalgia e a sensação de que enquanto se está sob a lona do circo, o tempo é infinito.

 

Quando: 16 e 23/02 (sextas), às 15h e 17 e 24/02 (sábados) às 17h

Local: Área do Circo – 3° Piso

Classificação: Livre

 

LITERATURA – Slam CT

O CFCCT recebe a primeira edição do Slam CT em 2018. Trata-se de competição de poesia falada e performática, na qual um júri popular escolhido espontaneamente entre o público presente dá nota aos poetas participantes. Os critérios de avaliação são a poesia e o desempenho do slammer (poeta). 

Quando:
Dia 16/02 (sexta), às 19h30
Local: Teatro – 3° Piso
Classificação: Livre

 

MÚSICA – Douglitz Soul

Com um repertório diversificado e influências de MPB, Bossa Nova, Samba e Black Music, o músico Douglitz Soul se apresenta pela primeira vez no CFCCT. No show ele mostra toda sua versatilidade para interpretar canções com voz e violão. Uma experiência única para os amantes da boa música.

 

Quando: 17/02 (Sábado), às 20h
Local: Teatro – 3° Piso
Classificação: Livre

 

MÚSICA – Baile Nostalgia - Especial Axé 90

Evento mensal que reúne sucessos das décadas de 70, 80, 90 e 2000, o Baile Nostalgia é um convite para dançar ao som de músicas que marcaram época. No mês do carnaval, a festa apresenta um especial de axé music, que surgiu no fim dos anos 1980 e anima foliões até hoje. Pegue seu abadá, ensaie as coreografias e caia na festa com a gente!

Quando: 18/02 (domingo), dass 18h às 21h

Local: Teatro – 3° Piso
Classificação: Livre

 

FÓRUM DO IDOSO

Idealizado em parceria com o NASF (Núcleo de Assistência a Saúde da Família) de Cidade Tiradentes, a atividade pretende discutir questões de interesse do idoso, como mobilidade, garantia de direitos assegurados por lei, saúde, lazer, entre outros temas. A atividade é aberta a toda a comunidade.

Quando: a definir

Local: Teatro – 3° Piso

Classificação: Livre

 

INTERVENÇÃO LITERÁRIA – Deixe-me desenhar sua história

Com Cia Arte Negus

Dois artistas, duas cadeiras e um cavalete. Um dos artistas aborda alguém do público, querendo conversar, bater um papo, escutar algo que a pessoa queira contar. Você aceita? Caso aceite, relaxe e conte uma história qualquer, um fato vivido, um sonho imaginado, um medo adormecido. Enquanto você conta, o segundo artista pegará lápis e pincéis e lhe fará um presente, uma interpretação de sua história, um painel lustrado daquilo que foi contado.

Quando: 22/02 (quinta), às 19h

24/02 (sábado), às 14h
Local: Biblioteca – Térreo
Classificação: Livre

 

MÚSICA – Baile da Melhor idade – Confete e Serpentina

Realizado em parceria com o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), a atividade pretende resgatar a alegria dos bailes de carnaval que animaram as primeiras décadas do século XX. Não vai faltar confete e serpentina para essa turma que não perde a animação nunca. Atividade aberta a toda a população do bairro.

Quando: 23/02 (sexta), às 14h

Local: Teatro – 3° Piso
Classificação: Livre

 

TEATRO – Cia Culturia

Com Cia Culturia

Contemplado pelo Programa VAI (Valorização de Iniciativas Culturais), a Cia Culturia estreia nos palcos com o espetáculo “A Priori”, que aborda como o preconceito está enraizado no cotidiano. Com base no Teatro do Oprimido, a montagem usa a “quebra da quarta parede”. A técnica permite a interação e dialogo com o público, para que o mesmo se coloque no lugar do outro e reflita sobre suas atitudes.

Quando: 23/02 (sexta), às 20h

Dia 24 (sábado), às 20h, Dia 25 (domingo), às 19h
Local: Teatro – 3° Piso
Classificação: 16 anos

 

LITERATURA – Feira de Troca de Livros e Gibis

A Biblioteca Maria Firmina dos Reis promove mais uma edição da Feira de Troca de Livros e Gibis. Para participar, basta levar um livro em bom estado e retirar outro material. A ação vale para o mesmo tipo de exemplar levado, sendo livro, gibi ou mangá. Não serão aceitos, livros didáticos, enciclopédias, apostilas, revistas, jornais, guias e dicionários.

Quando: 25/02 (domingo), às 11h

Local: Biblioteca – Térreo

Classificação: Livre

 

MÚSICA – Samba & Feijoada

Projeto idealizado pelo CFCCT, traz na sua primeira edição o Grupo Segundas Intenções e une duas paixões nacionais: samba e feijoada. A apresentação valoriza o tradicional ritmo brasileiro, homenageando nomes como Noel Rosa, entre outros compositores. Já a suculenta feijoada será servida a R$ 10,00 a porção. 

Quando: 25/02 (domingo), às 14h

Local: Área do Circo – 3° Piso

Classificação: Livre

 

LITERATURA – Roda de Leitura para a Melhor Idade

A partir de fevereiro, a Biblioteca Maria Firmina dos Reis realiza toda última terça-feira do mês uma Roda de Leitura para a Melhor Idade. O objetivo é incentivar o hábito da leitura através da análise de contos, crônicas e poesias, com espaço para troca de experiências e um delicioso café coletivo.   

Quando: 27/02 (terça), às 10h

Local: Biblioteca – Térreo

Classificação: Livre

 

Café com Direitos – A pessoa com deficiência e os desafios da Mobilidade Urbana

Com Tuca Munhoz

Nesta edição do Café com Direitos recebe Cid Torquato, titular da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD), para debater sobre os desafios da mobilidade urbana da pessoa com deficiência nas regiões periféricas da cidade de São Paulo. O objetivo é apontar soluções que favoreçam a inclusão e assegurem o direito de ir e vir.

Quando: 28/02 (quarta), às 10h

Local: Biblioteca – Térreo

Classificação: Livre

 

Exposição - Metrópolis

 

A Exposição presta tributo ao filme "Metropolis", clássico do cinema alemão de 1927 dirigido por Fritz Lang, propõe uma nova interpretação da cidade de São Paulo a partir da sobreposição de conhecidas construções e projetos urbanísticos criando imagens caóticas e densas que gradualmente transformam concretos e sólidos em estruturas transparentes.
Quando: Até 28/02 (quarta), das 10h às 17h
Local: Sala de Exposição – 1° Piso

Classificação: Livre

 

Oficinas:

Dança para crianças - Yoga - Zumba - Teatro - Dança

 


Edições anteriores
Envie seu evento
Conheça nossos pontos de distribuição
Quem Somos
Entre em contato
Marca da Agenda
Expediente
                       
               Patrocínio Apoio Realização
     
 Fundação Casa  Itaú Cultural