FESTIVAL RESSALTA A PLURALIDADE DA LITERATURA NEGRA
"Quando você fecha os olhos e imagina um escritor de romance, na sua cabeça vem a imagem de pessoa branca", observa Ketty Valêncio. Acostumada a quebrar padrões, Ketty te convida a abrir os olhos e a ampliar a sua imaginação. a produtora promove a primeira edição do Festival Literário de Literatura Negra da Zona Norte de São Paulo – Fellin.
Produzida pela Livraria Africanidades, editora criada por Ketty em 2013, o evento terá todas as suas atividades online, seguindo as recomendações sanitárias em relação ao combate do Covid-19.
A programação completa está na página do festival no Instagram e pode ser acompanhado, ao vivo, pelas transmissões no canal do Youtube da editora. Ketty explica que a mostra tem como objetivo “marcar território” nessa parte da capital paulista que, apesar de ter uma das maiores concentrações de pessoas negras, não tinha um festival cultural de peso, como os que acontecem na zonas sul e leste da cidade.
O evento contará com debate sobre diversos temas ligados à literatura contemporânea negra que contarão com a participação de escritores, além de uma oficina de criação literária. Ketty conta que tentou trazer essa diversidade de manifestações culturais para o festival. A abertura vai tratar da publicação dos Cadernos Negros, antologias de poesia afrobrasileira que são publicadas periodicamente desde 1978 pelo grupo Quilombhoje. Na terça-feira, estará no palco virtual a artista multilinguagem Aryani Marciano, que fará uma contação de histórias.
Ketty ressalta a importância de mostrar a diversidade e multiplicidade de temas que compõem o universo dos autores negros, que muitas vezes acabam sendo confinadas a falar sobre racismo ou escravidão, “A literatura negra é plural. A gente pode escrever sobre tudo. A gente está olhando para o futuro", declara.
1º Festival de Literatura Negra da Zona Norte de São Paulo
13/07
19h20 – Abertura Fernanda Silva.
20h – Mesa 01 – 42 anos de Cadernos Negros.
Convidad@s: Esmeralda Ribeiro, Márcio Barbosa e Miriam Alves
Moderadora: Raquel Almeida
14/07
19h20 – Performance: Victoria Sales
20h – Mesa 2 –“Nossos Passos Vem de Longe”.
Convidadas: Elizandra Souza, Bianca Santana e Jenyffer Nascimento
Moderadora: Fernanda Miranda
15/07
15h – Oficina de escrita – Paloma Franca Amorim
19h20 – Contação de histórias: Aryani Marciano
20h – Mesa 3 – Infância, território sagrado
Convidad@s: Junião e Odara Dele
Moderadora: Lu Bento
16/07
19h – Performance: Sarau Alcova
20h – Mesa 4 – Narrativas para a emancipação
Convidadas: Cidinha da Silva e Vilma Piedade
Moderadora: Ingrid Soares
17/07
19h30 – Mesa 05 – Afrofuturismo
Convidad@: Israel Neto e Lui Ain Zaila
Moderadora: Anne Quiangala
21h – Performance artística de encerramento: Poeta Valentine.