7 CANAIS PARA CURTIR POESIA PERIFÉRICA - #CULTURAEMCASA

saraus
Os saraus são um dos principais destaques da cultura na periferia de São Paulo. Como nesse momento de necessidade de união e de esfoço no combate ao novo Coronavírus, apesar dos saraus e demais encontros culturais estarem suspensos, a poesia e arte continuam sendo necessidades. Esse post reune 7 canais no youtube e perfis no instragram de páginas de saraus e poetas da periferia.

Mesmo sem a alegria dos encontros e o calor dos abraços, mesmo dentreo de casa, a poesia possa continuar nos fortalecendo.

Sarau do Binho

Referência de expressão cultural e conscientização política na região do Campo Limpo, na Zona Sul de SP, o Sarau do Binho promove uma reunião de Poetas, Cantores e Músicos. O Sarau tem como proposta o compartilhamento e o diálogo da Arte, Poesia e rimas livres. Autores com obras publicadas dialogam no mesmo espaço com autores iniciantes e o público presente
Clique aqui para assistir algumas apresentações: https://www.facebook.com/SarauDoBinho/videos


13775963 156573514765272 951851478971115937 nSARAU DAS PRETAS
“Oh, bate palma,  começou do Sarau das Pretas.  Oh, dá licença mulher preta vai falar”.  Sarau artístico-literário protagonizado por jovens mulheres negras atuantes no cenário cultural periférico da cidade de São Paulo (SP). Débora Garcia, Elizandra Souza, Jô Freitas, Taissol Ziggy e Thata Alves, propõe reflexões sobre o feminino, a cultura e a ancestralidade.
Conheça os poemas e a histórias das integrantes: https://www.saraudaspretas.com/videos


Sergio Vaz
Criador do Sarau da Cooperifa, Vaz é uma das principais referências da poesia marginal do Brasil. Ele  já recebeu os prêmios Unicef (2007), Orilaxé (2010), Trip Transformadores (2011),  Governador de São Paulo, nas categorias Inclusão Cultural e Destaque Cutural (2011), Heróis invisíveis e Hutúz. Em 2009 foi eleito pela revista Época uma das cem pessoas mais influentes do Brasil.
Confira aqui a poesia desse autor: https://www.instagram.com/poetasv/channel/


SLAMBR - CAMPEONATO 2019
No final de 2019, rolou a 6ª edição do SLAM BR - Campeonato Brasileiro de Poesia Falada. A vencedora foi a slammer Kimani, de São Paulo.
Confira aqui a final na íntegra: https://www.facebook.com/POETRYSLAMBRASIL/videos/681038935760789


guilhermina divulgaçãoSLAM DA GUILHERMINA
Slam da Guilhermina é uma batalha de poesias que acontece toda última sexta feira de cada mês ao lado do Metrô Guilhermina-Esperança, do lado esquerdo ao sair da catraca. É um dos principais espaços de divulgação do Slam no Brasil.
https://www.youtube.com/channel/UCm3LjEJzzPOh5yxUGbGXEnA

AKINS KINTÊ

Poeta e cineasta,Akins Kintêtranscende os termos e se intitula operário da vida diária. Frequentador assíduo de saraus, é anfitrião doSarau no Kintal, encontro mensal realizado em sua casa, na Brasilândia, em São Paulo. É autor dos livros Punga, co-autoria com Elizandra Souza e InCorPoros, com Nina Silva, além de inúmeras coletâneas literárias
https://www.instagram.com/akinskinte/channel/?hl=pt

pretasperi
SARAU PRETAS PERI

Pretas peri é um Coletivo que tem como eixo a arte periférica e seu empoderamento, desenvolve através do sarau a poesia com artistas periférico e possibilitando o encontro para compartilhamento das poesias, vivencias/oficinas de dança afro brasileira, um contato com o corpo/ancestralidade e debates em diversos espaços, discutindo a identidade negra sobretudo a da mulher negra e seu empoderamento, na aceitação na cor da pele, aceitação do cabelo e seu corpo. O grupo é formado por Jô Freitas, Juliana Jesus, Tayla Fernandes.
https://www.facebook.com/Sarau.poesia.manifesto.periferia/videos


Edições anteriores
Envie seu evento
Conheça nossos pontos de distribuição
Quem Somos
Entre em contato
Marca da Agenda
Expediente
                       
               Patrocínio Apoio Realização
     
 Fundação Casa  Itaú Cultural