Raça e Gênero: Diretores usam a capoeira e a poesia para falar do isolamento social

pandemia branca

Raça e Gênero. Assistir as recentes peças co-produzidas e co-dirigadas por Victor Vint e Uil França remete, consciente ou inconscientemente, a ideia de Angela Davis em analisar a realidade identificando os marcadores de raça, gênero e classe. O trabalho dos artistas está disponível do projeto “A arte que liberta não pode ser confinada”, parceria da Ação Educativa com o Instituto Moreira Sales.

“Pandemia Branca” e “O isolamento começou agora?” foram produzidas durante o período do isolamento social.  “Os atores foram dirigidos através de ligação telefônica, chamada de vídeo e mensagens de áudio e texto. Cada personagem capita suas próprias imagens com um aparelho de celular seguindo essas orientações”, explicam.

Victor Vin e Uil França 1920x1080A primeira obra traz Wiara Nagô e Nanny Carvalho,  duas mulheres pretas e capoeiristas. Elas narram a forma como lidam com o Isolamento social, refletindo sobre a solidão das mulheres pretas em sua rotina de treinos.

Enquanto jogam capoeira, arte que é uma forma ligação com a ancestralidade e musicalidade negra, elas também falam das angústias, medo, da dificuldade de respirar, seja pelo Covid-19, seja pela violência policial, mantendo firme a posição do povo negro seguir existindo e resistindo.

O segundo vídeo tem como intenção retratar essa diminuição no ritmo das relações sociais, além de fazer referência a questão racial e acontecimentos recentes na questão. O vídeo que é conduzido por uma narração, faz provocações e traz questionamentos acerca da afetividade e sociabilidade durante este período de isolamento.  Quem atua na obra é o jovem Kauan Bispo morador da periferia da Zona Oeste, que através de oficinas culturais se descobriu enquanto poeta.

Você pode acessar os vídeos clicando aqui e aqui ou direto nas imagens abaixo:

                                                                                                                pandemia branca                                       Sem título


Edições anteriores
Envie seu evento
Conheça nossos pontos de distribuição
Quem Somos
Entre em contato
Marca da Agenda
Expediente
                       
               Patrocínio Apoio Realização
     
 Fundação Casa  Itaú Cultural