PERCURSO: Festival celebra raízes, cultural e arte da "seviralogia" como forma de re-existência

48389327 640317923055382 3477757013822275584 o

A 6ª edição do Festival Percurso chega com a expectativa de reunir mais de 10 mil pessoas no Campo Limpo, Zona Sul de São Paulo. A feira é organizada pela associação C de Cultura e a Agência Popular Solano Trindade. Ao todo serão mais de 90 empreendimentos envolvidos direta e indiretamente, além de mais 40 atrações gratuitas entre shows, palestras, intervenções culturais, programação infantil e atividades de incentivo ao empreendedorismo. 

A programação reserva, como sempre, um espaço para o rap, algumas das atrações são Rael, Z'África brasil convidando Thaide, Kelly Neriah e Cúpula Negredo. O maracatu chega com a força do Baque Mulher com participação da Cris SNJ. Para quem acha que não dá para se surpreender com as novidades: é só dar uma passada na Casa de Cultura Campo Limpo é assistir a apresentação de dragões chineses, se isso não for suficiente, o campeonato de botão com time tradicionais é mais uma das atrações.

Para quem se liga na cultura nordestina, sabe que dia 15 de dezembro é dia Nacional do Forró, por isso ninguém vai ficar sem dançar com o Ó do Forró no palco. O samba fica por conta de Velha guarda do Bloco Beco, Projeto Ajayo Samba do Monte com Raquel Thobias e Sivio Modesto.

A Agenda da Periferia conversou com Alex Barcellos, produtor do Festival, a respeito da expectativa para o evento e a importância do evento. Ele explica que o tema do evento este ano é Economia Criativa. “O objetivo da organização é estimular negócios na região do Campo Limpo, Capão Redondo e arredores por meio da exposição de empreendedores de gastronomia, arte e artesanato, entre outras atividades”, aponta

Para quem não sabe, Percurso é a abreviatura de Periferia Cultura em Rede Solidária. Alex avalia que essa capacidade de se organizar em rede, de se conectar, é o que permite, mesmo em condições adversas e momentos políticos e econômicos de acirramento de desigualdades, que as coisas positivas continuem acontecendo e ganhando espaço
48388409 640298463057328 7851852721404510208 o
“O festival é um grande encontro, uma oportunidade nos conectarmos. É um momento para celebrar o tanto de coisa que temos feitos. A conjuntura não é favorável, mas estamos fazendo e conseguindo muita coisa boa,então o Percurso chega para acrescentar e jogar luz sobre o que ainda conseguimos fazer”.


Entre as novidades desse ano, está o evento de ‘esquenta’. No dia 14, sábado, rola o Perifa Talks, uma versão da série de conferências TedTalks que apresentará relatos e depoimentos inspiradores sobre negócios, propósitos, saúde mental e juventude nas periferias. O Perifa Talks tem entrada franca e se estende das 10h às 17h30, na sede na Casa da Agência Popular, em Solano Trindade, São Paulo.

O Festival promoverá também, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, o “Quintal da Gente”, projeto que visa oferecer um ambiente de vivências artísticas e culturais por meio de espetáculos de circo, música e recreação. O evento conta ainda com o apoio do Sesc e da Fábrica de Cultura, do Governo do Estado de São Paulo.

“Sempre trabalhamos com a ideia da economia solidária, a economia dos povos. A Economia da Periferia é mestre na “seviralogia” mestre do soró. As ciências periféricas ainda criaram o pós-doutorado em ruaologia”, brinca Barcellos.

Para finalizar, Alex faz uma crítica a ideia de que é preciso “dar oportunidade” para a periferia. Isso porque, explica, nas periferias as pessoas estão existindo, re-existindo, fazendo a arte, cultura, lutando para se manterem vivas contra o genocídio da população negra, as opressões de gênero e raça. “Eventos como o Percurso, a FELIZS, Mostra da Cooperifa, Noites dos Tambores. São ações culturais e políticas que mostram as coisas boas que existem aqui e nossa consciência de luta e força para continuarmos existindo”


Edições anteriores
Envie seu evento
Conheça nossos pontos de distribuição
Quem Somos
Entre em contato
Marca da Agenda
Expediente
                       
               Patrocínio Apoio Realização
     
 Fundação Casa  Itaú Cultural