O Sagrado Circo Feminino: A periferia virou um picadeiro


circo01

 


O Circo é uma arte que segue reiventando. A junção do coletivo “Sagrado Circo Feminino” com o “respeitável público” de São Matheus foi uma das misturas e expressões mais alegres do Estéticas das Periferias 2018.

A agenda da Periferia conversou com a Andressa Ferri, uma das integrantes do grupo. Ela conta que o “Sagrado Circo Feminino” é um coletivo artístico, essencialmente circense, o qual contempla e um conjunto de artes integradas do universo circense, as quais ganham vida sob uma perspectiva contemporânea feminina.

Sobre a experiência de participar pela primeira vez do Estéticas, Andressa celebra o intercâmbio das redes e da diversidade cultural presente ao longo do dia que o grupo se apresentou. Ela salienta que a ludicidade, o caráter inventivo estabelece uma relação quase automática com o sentimento de resistência, alegria e criatividade da periferia.

“A relação das crianças com o circo com o coletivo de circo do sagrado feminino foi integração total do começo ao fim das atividades. Por momentos pensamos nós a equipe que já haviamos visto aquela cena a praça com as crianças e as mulheres desde o principio da nossa historia”, observa.


Entre as atividades do grupo destacam-se  aulas e oficinas; rodas de conversa; intervenções e performances; vivências e também produções artísticas como os Cabarés Ritualísticos. “Eles (os cabarés) carregam em suas ações um conjunto de artes integradas, tais como: bambolê, malabares, pirofagia, dança, poesia, canto, entre outras expressões, que ganham vida sob uma perspectiva feminina”.


O São Mateus em Movimento se organiza e indentifica como uma Rede de Coletivos e Agentes Culturais,com  ações sempre foram pautadas pela colaboração e a complementariedade. Atualmente, é formado por uma reunião de coletivos locais, funcionando também como um ponto de cultura e um polo periférico de cultura digital.


Edições anteriores
Envie seu evento
Conheça nossos pontos de distribuição
Quem Somos
Entre em contato
Marca da Agenda
Expediente
                       
               Patrocínio Apoio Realização
     
 Fundação Casa  Itaú Cultural