Paulo Freire e Zé da Luz: Ler é um ato de coragem contra a escuridão

cia tijolo

 

por Paulo Pastore


Uma declaração de amor não lida, um homem que, no escuro da sua incapacidade de ler e na ignorância do seu machismo, mata sua companheira. Essa história que, talvez com outros adjetivos, seria facilmente pauta de programas policiais, é um breve resumo do conto "Confissão de Caboclo", do escritor Zé da Luz, a qual serve de inspiração para o instigante monólogo “Ledores do Breu”, da Cia do Latão.

O espetáculo (confira aqui a programção) fala sobre o ato de ler e o seu inverso, o “não ler”, e explora o como essa ‘habilidades’ mediam e perpassam as relações íntimas e sociais. Escrito por Dinho Lima Flor e dirigido por Rodrigo Mercadante, o texto é inspirado, além das obras do poeta Zé da Luz, em Guimarães Rosa e no pensamento e prática do educador Paulo Freire.

Na entrevista para o site da Agenda da Periferia, Dinho fala do quanto a leitura é muito mais do que a habilidade de decifrar o significado de sinais gráficas, sendo uma forma de potencializar a forma como se olha para o mundo “de encontrar a boniteza, de viver o amor, de entender o mundo”. 


A atual perseguição do pensamento de Paulo Freire na obra, constantemente presente na obra ao falar sobre autonomia e luta contra opressões, Dinho explicar entender como natural que “aqueles que querem promover o medo e controle” se voltem contra um pensador que incentiva a coragem.

 

Vale ressaltar que Ledores no Breu não faz uma hierarquia entre quem sabe ler e não sabe, e sim discute o como a leitura pode acrescentar novas formas de viver e se conhecer.

“Ledores no Breu busca desenvolver uma reflexão crucial sobre nosso tempo: o acesso à cultura como forma de emancipação por meio do domínio da escrita. Histórias sobre analfabetos, sobre analfabetos funcionais, e sobre aqueles que são alfabetizados nas letras e no dinheiro, mas que não conseguem se alfabetizar para o afeto e para a vida”, explica.


Edições anteriores
Envie seu evento
Conheça nossos pontos de distribuição
Quem Somos
Entre em contato
Marca da Agenda
Expediente
                       
               Patrocínio Apoio Realização
     
 Fundação Casa  Itaú Cultural