Ciberespaço e Periferias do Brasil: 10 anos do Estéticas das Periferias celebra a história de força e inovação do encontro

 favelagaleria opni divulgação

As ações de ocupar territórios e espaços segregados, celebrar a existência e resistência, presentes desde a primeira edição, seguirão vivas na edição comemorativa de dez anos do Encontro Estéticas das Periferias. Entre os dias 31 de outubro a 8 de novembro, o evento vai ocupar o ciberespaço, como forma de superar as limitações impostas pela pandemia.

Além da presença virtual, a novidade desta edição fica por conta do espaço “Periferias do Brasil”: pela primeira vez o encontro estará presente nas periferias de outros estados. Serão cinco convidados de fora da cidade de São Paulo, distribuídos em 4 estados de 3 diferentes regiões.

Adriano Souza, um dos coordenadores, pontua o desafio de promover um evento que tem como marca o protagonismo e autonomia dos atores. A produção e organização consolida o seu modelo de curadoria descentralizada. Em 2020, serãos 46 grupos e coletivos culturais que compartilham a produção, organização e apresentação das diversas atrações. 


O espaço “Periferias do Brasil’, explica Adriano, marca o passo inicial de nacionalização do encontro. Da região Nordeste, chega o grupo “Maracatu Solar” (Fortaleza - Ceará), da região Norte, os representante são Mestre Lourival Igarapé e Jailson Tecnobrega (Belém do Pará - Pará); Na região sudeste o grupo Favelinha (Belo Horizonte - Minas Gerais), e Passinho do Funk (Rio de Janeiro/RJ).

“O Periferias do Brasil é o primeiro passo que o Encontro Estéticas da Periferia dá no seu processo de celebrar, em escala nacional, a cultura periférica para além de São Paulo. A realização do encontro todo online foi uma oportunidade para iniciar esse movimento”, comenta. Quem quiser tirar a prova dos versos dos racionais “Periferia é periferia em qualquer lugar”, é só ficar atento e acompanhar o Estéticas 2020. 


Edições anteriores
Envie seu evento
Conheça nossos pontos de distribuição
Quem Somos
Entre em contato
Marca da Agenda
Expediente
                       
               Patrocínio Apoio Realização
leirouanet siteagenda    logoitau siteagenda  
logoims siteagenda logoitaucultura siteagenda  
 logogovfederal siteagenda