Adeus, Tia Nerosa!

samba da laje tia Nerosa

 

Nesta quinta-feira, 11 de maio de 2017, faleceu Maria Generosa da Silva, a Tia Nerosa, aos 63 anos.  Internada no Hospital Municipal de São Vicente (SP) em decorrência de uma pneumonia e ela também lutava contra o Mal de Parkinson.

Há exatos 20 anos, fundou uma das mais reconhecidas rodas de samba da cidade de São Paulo: o Samba da Laje. Tradicional da Vila Santa Catarina, Zona Sul da cidade, músicos da própria comunidade reúnem-se para reverenciar o melhor do samba de raiz e tem como uma de suas líderes Maria Generosa – que viveu toda sua vida na região.

samba da laje Tia NerosaResponsável por esse reduto do samba, Maria Generosa foi figura de destaque para a cultura popular, sendo homenageada em 2 de dezembro de 2015, Dia do Samba, pela Assembleia Legislativa de São Paulo, por sua contribuição cultural no Estado. Lideranças como Tia Nerosa são fundamentais para o reconhecimento do papel do samba na formação das identidades brasileiras, além de valorização das trajetórias de artistas da cultura popular, um dos maiores patrimônios do nosso país.

Na primeira edição da Agenda Cultural da Periferia em maio de 2007, há 10 anos, saía o perfil de Tia Nerosa,, destacando sua importância dentro da Vila Santa Catarina, sua atuação como pastora no Samba da Laje,  e sua competência enquanto articuladora cultural.

Coincidentemente, em setembro do ano passado, a Ação Educativa e o fotógrafo Samuel Iavelberg criaram a exposição de fotografias “Flores em Vida”, em homenagem a importantes nomes do samba paulista que tem uma vida de dedicação ao samba. O projeto teve estreia com fotos e homenagens à Tia Nerosa, como agradecimento pela sua contribuição ao samba.

A Ação Educativa manifesta sua solidariedade à família e amigos, agradecendo a existência e a contribuição de uma das maiores referências na atualidade do samba de raiz da cidade de São Paulo.

Para quem puder ir se despedir, abaixo o endereço:

Velório – Dia 11/05 (quinta-feira), a partir das 18h.

Enterro – Dia 12/05 (sexta-feira), 10h.

Cemitério Municipal de São Vicente – Rua Lima Machado, 501. Bairro Parque Bitaru – São Vicente.


Edições anteriores
Envie seu evento
Conheça nossos pontos de distribuição
Quem Somos
Entre em contato
Marca da Agenda
Expediente
                       
               Patrocínio Apoio Realização
     
logo casasbahiaviavarejo Fundação Casa  Itaú Cultural