A escritora Conceição Evaristo e suas “escrevivências” são temas da nova Ocupação do Itaú Cultural

04 Conceicao Evaristo 2017 Foto Richner Allan

 

Uma das grandes escritoras do país na atualidade e ativista do movimento negro, para o qual dá voz com a sua literatura e atuação, a também professora mineira Conceição Evaristo é a homenageada da 34ª Ocupação Itaú Cultural, nos dias 03 de maio a 18 de junho.  Nascida em uma favela de Belo Horizonte, ela trabalhou como doméstica em sua cidade até seguir para o Rio de Janeiro, onde concluiu doutorado em literatura brasileira, ministrou aulas e se transformou em uma reconhecida autora de romances e contos. Além da exposição, com recursos de acessibilidade, a Ocupação tem programação especial, uma publicação e um hotsite.Com curadoria da própria autora e dos Núcleos de Audiovisual e Literatura e de Educação e Relacionamento, e concepção artística de Aline Motta.

 

Dia 03/05 (quarta-feira), 20h. Abertura e coquetel da Ocupação Conceição Evaristo.

Dias 04/05 a 18/06 (terças-feiras a sextas-feiras, das 9h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h). Visitação da Ocupação Conceição Evaristo.

Dia 06/05 (sábado), 17h às 19h. Lançamentos da nova edição do livro Poemas da recordação e outros movimentos, pela editora Malê e de Becos da Memória e Ponciá Vicêncio, ambos pela Pallas.

Dias 06 e 07/05 (sábado, 20h e domingo, 19h). Minas de Conceição Evaristo

Recriação do recital poético musical Minas de Conceição Evaristo, apresentado pela primeira vez em Porto Alegre na Feira do Livro em 2009, com poesias do livro Poemas da recordação e outros movimentos, da escritora. Com Vera Lopes, Glau Barros, Alexandra Pessoa, Emillie Lapa e direção de Jessé Oliveira.

Dia 10/05 (quarta-feira), 17h às 19h.Venda de livros e autógrafos de Conceição Evaristo. Das 19h às 21h - Sóis riscados no chão, lençóis aos ventos, Escrevivência e Ocupação Masterclass com Conceição Evaristo.

Dia 24/05 (quarta-feira), 19h. Vozes-mulheres: múltiplas escrevivências de autoria africana e afro-diaspórica

01 Conceicao Evaristo 2017 Foto Richner Allan

 

Mesa com Conceição Evaristo, Constância Lima Duarte, Maria Nazareth Soares Fonseca, e Rosangela A. Cardoso da Cruz.

Dia 27/05 (sábado), 10h às 13h. Encontro com professores - Conceição Evaristo – A escritora com a proposta de abrir
uma discussão acerca da diversidade social e étnica da sociedade brasileira
por meio de textos literários. Inscrição prévia pelo site www.itaucultural.org.br

Dia 31/05 (quarta-feira),19h. Mulheres Negras: arte e militância

Mesa com Conceição Evaristo, Sueli Carneiro, Jurema Werneck e Yasmin Thayná.

Dias 07/05 a 18/06 (domingos), 17h. Mãos no barro: modelando histórias de Conceição - Vivência conduzida pelos educadores convida o público a entrar em contato com a obra de Conceição Evaristo criando figuras e objetos em argila.

Dia 10 e 11/06 (sábado, 20h e domingo, 19h. Canto de Vida e Obra

Espetáculo com a atriz Marilza Batista, a musicista Mariana Per, a dançarina Malú Avelar e os músicos Leo Carvalho, Ronaldo Gama e Renato Gama, que cantam e contam a vida e a obra de Conceição.

 

Itaú Cultural - Avenida Paulista, 149. Bela Vista. Próximo da Estação Brigadeiro do Metrô. Entrada franca. (11) 2168-1776/1777.

www.itaucultural.org.br


Edições anteriores
Envie seu evento
Conheça nossos pontos de distribuição
Quem Somos
Entre em contato
Marca da Agenda
Expediente
                       
               Patrocínio Apoio Realização
     
logo casasbahiaviavarejo Fundação Casa  Itaú Cultural